Centro de Atendimento ao Turista em Montes Claros

Bem-Vindo: Informações sobre a cultura, história, gastronomia e turismo na cidade de Montes Claros.

O Município de Montes Claros, mesmo não estando inserido numa cidade de potencial turístico, possui diversos pontos de vasta dimensão a serem explorados. Montes Claros comporta inúmeras cavernas, possuindo inúmeros sítios arqueológicos catalogados.

São 164 sítios catalogados, tendo como principal, o Complexo espeleológico da Lapa Grande dada a sua importância arqueológica, e de potencial turístico: Lapa D’Água e Lapa da Nascente, que guardam em seus sedimentos restos de animais fósseis (citações do naturalisma SPIX em suas viagens pelo Norte de Minas – Séc. XIX), possuem ornamentações de grande beleza, onde aparece a formação do Vulcão espeleotema de pouquíssima ocorrência no Brasil, algumas com mais de 1 km de rio subterrâneo, na qual destacam-se belas cachoeiras, distantes a 12 km da cidade.

Lapa Grande está situada na Serra da Vieira, destacando-se das demais cavernas do Município, devido a sua importância a nível regional, considerada uma das maiores do Estado com área de 3 Km de desenvolvimento.

Possui potencial espeleológico, paleontólogo e paisagístico que, junto com a Lapa Pintada, Lapa D’água e Lapa Pequena, cria um complexo de grande interesse científico, com uma distância de 12 Km da cidade de Montes Claros.

Pontos Turísticos


Parque Municipal Milton Prates

Av. Major Prates s/n, possui área verde, lagoa com pedalinhos, restaurante, play-ground, quadras de esportes com chuveiro, campo de futebol, pista de bicicross; várias espécies de animais. Ideal para piqueniques. Localiza-se junto ao Parque Municipal, o zoológico Municipal com animais das mais variadas espécies.

Parque Sapucaia

Na Serra do Ibituruna, o Parque da Sapucaia é uma reserva florestal. Ideal para aeromodelismo e pistas para ultra-leves e vôos de Asa Delta, piqueniques, práticas de montanhismo e corridas rústicas. Possui um teleférico com capacidade para 90 pessoas. É constantemente aberto ao público. O Parque convida a desfrutar de sua mais ilustre atração: a natureza.

Parque Guimarães Rosa

Criado pela Lei Municipal no. 793 de 07 de agosto de 1989, às margens do Córrego Carrapato, zona urbana, abrangendo uma área de 46,35 (quarenta e seis hectares e trinta e cinco centiares).

A criação do Rio Parque Guimarães Rosa vem minimizar a carência de áreas verdes do Município, para atender as necessidades naturais dos habitantes, assim como proteger integralmente a flora a fauna e os demais recursos naturais, com fins educacionais, científicos, recreativos e turísticos, assegurando o bem estar da comunidade.

A cultura e lazer atraem milhares de turistas a Montes Claros todos os anos.